Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de março de 2012

Visitando Museu - Casa de Câmara e Cadeia - Itanhaém - SP

Destaque, primeiro para esta peça (Foto),
porque foi uma das que mais chamou minha atenção.

Festa do Divino trazida de Portugal pelos colonizadores Séc XIII.
Revivida anualmente - Já é uma tradição, com rituais e celebrações:
- Folia do Divino.
- Erguida do Mastro.
- Procissões a partir da Igreja Matriz de Santana.
- Descida do mastro, entre outros.
Este ano a Festa do Divino inicia-se em 19 de Maio e vai até 03 de Junho.

- aprodivino@yahoo.com.br




Construída em pleno período de colonização, na antiga Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, o espaço nos remete ao passado do Município. Funcionou como Cadeia até 1.964 e como Câmara de Vereadores até 1.971. Hoje, o local é considerado um Patrimônio Histórico e funciona como Posto de Informações Turísticas e recebe exposições de diversos estilos na área cultural.
Considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX, Benedito Calixto de Jesus nasceu em 14 de outubro de 1853, no município de Itanhaém, litoral sul de São Paulo. Calixto é o que se pode chamar de um talento nato. Autodidata, começa seus primeiros esboços ainda criança, aos 8 anos. Aos 16 anos muda-se para Santos onde tem um começo de vida difícil, chegando a pintar muros e placas de propaganda para sobreviver.
Curiosa, mergulhei um pouquinho no pequeno acervo,
mas, incluindo um grande número de fotos.
Muito bonita a exposição a começar pela beleza do prédio
que "esconde" cultura e valor histórico, nesse nosso mundo
de valores tão provisórios.
Sua obra pode ser considerada como a primeira manifestação literária em terras brasileiras. Contribuiu, dessa maneira, para a formação do que viria a ser a cultura brasileira. De toda a sua obra, destacam-se a Gramática da língua mais falada na costa do Brasil, De Gestis Mendi de Saa, Poema da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, Teatro de Anchieta e Cartas de Anchieta. A coleção de Obras Completas do Pe. José de Anchieta é dividida sob três temáticas: poesia, prosa e obras sobre Anchieta; a publicação prevê um total de 17 volumes.
Nasceu na ilha de Tenerife, uma das ilhas Canárias dominadas pela Espanha no final do século XV, a 19 de março de 1534, dia de São José, motivo de seu nome.
José de Anchieta faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta) na Capitania do Espírito Santo, em 9 de junho de 1597.
Anchieta - O apóstolo do Brasil.
Junto com outros padres que, em oposição à Contra-Reforma, tinham a catequese como objetivo. Este movimento influenciou o teatro e a poesia, e acabou resultando na melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Das suas contribuições culturais para o nosso país, podemos citar as poesias em verso medieval (destaque: Poema à Virgem), os que misturavam características religiosas e indigenas, a primeira gramática do tupi-guarani (a cartilha dos nativos), além da fundação de um colégio.
Fonte:
- http://www.sampa.art.br/biografias/padreanchieta/
Arquivo - Correio do Litoral 1953/955
Certidão de Nascimento do Padre José de Anchieta

Um comentário: