Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alzheimer

Dia 21 de Setembro

 Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer

2 comentários:

  1. Imagem: https://www.facebook.com/Templo.Cultural.Delfos

    ResponderExcluir
  2. A data, instituida pela Organização Mundial de Saúde, tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o problema que – segundo estimativas recentes da Associação Brasileira de Alzheimer – afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros.

    A principal característica do Alzheimer é o déficit de memória. A pessoa tem dificulda
    de em memorizar novas informações, experiências e eventos recentes. No início do quadro, como o déficit de memória é leve, os afazeres do dia a dia ainda podem ser realizados com relativa independência. Porém, atividades como dirigir, cuidar da casa, fazer compras e participar de eventos sociais, passam a ser realizadas com menos eficiência e interesse ao longo do tempo.

    O Mal de Alzheimer é uma doença silenciosa, que se revela aos poucos. Mas, estudos recentes demonstram os seis principais fatores de risco que podem levar à doença: sedentarismo, uso de álcool, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão na meia idade e obesidade. Em comum, todos esses males provocam um maior acúmulo de gordura no sangue, dificultando a circulação pelo corpo.

    Então, se alguém da sua família apresenta falta de memória, dificuldade em aprender e reter informações novas, procure um especialista. Detectar a doença no início pode ajudar muito no tratamento daquele que você mais ama.

    Conheça os 10 principais sintomas dessa doença, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz):

    1. Perda de memória que afeta as relações pessoais – A pessoa se esquece de nomes, telefones e compromissos.
    2. Dificuldade para executar tarefas domésticas – Atividades rotineiras são esquecidas, como fechar a porta de casa, ou desligar o gás do forno.
    3. Problemas com vocabulário – Ocorre o esquecimento de palavras comuns, que podem ser substituídas por outras totalmente inadequadas.
    4. Desorientação no tempo e espaço – Há dificuldade para localizar-se dentro da própria casa, ou até encontrá-la no bairro em que vive.
    5. Incapacidade para julgar situações – Perda de senso crítico, que leva a comportamentos estranhos.
    6. Problemas com raciocínio abstrato – Por exemplo, dificuldade para entender e controlar o próprio dinheiro ou cartão de crédito.
    7. Colocar objetos em lugares errados – A pessoa guarda, por exemplo, as chaves na geladeira.
    8. Mudanças de humor ou comportamento – Comportamentos de calma podem ser seguidos de choro ou sinais de raiva sem motivo aparente.
    9. Transformações de personalidade – A pessoa passa a demonstrar medo, complexo de perseguição, desconfiança ou confusão, por exemplo.
    10. Perda de iniciativa – A pessoa passa a precisar de estímulos para se envolver em alguma atividade.

    Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz)
    Tirinha: Alzheimer, de Alberto Montt
    ____
    Conheça o Blog: http://elfikurten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir